Durante os dias 25 e 26 de Setembro terá lugar em Celeirós do Douro, a famosa “Lagarada Tradicional 2010”. É um evento que se iniciou no ano de 2006 e já vai na quinta edição consecutiva, devido ao grande impacto e ao imenso sucesso que vem tendo ao longo destes 5 anos.

A “Lagarada Tradicional 2010” é uma vez mais organizada pela Associação Sabrosa Douro XXI, em colaboração com a Câmara Municipal de Sabrosa e a Junta de Freguesia de Celeirós do Douro, juntamente com o apoio de várias outras instituições públicas e privadas. Esta iniciativa tem como finalidade reproduzir o ambiente, as vivências, as tradições e a alegria de espírito que sempre caracterizou esta época de vindimas, mostrar de que maneira trabalhavam os nossos antepassados no Douro profundo.

A “Lagarada Tradicional 2010” ocorrerá num complexo com 200 anos que possui 8 lagares em granito com escoamento do vinho por gravidade para vasilhas de entrepostos adjacentes. A Lagarada é um dos pontos mais altos da faina nesta região, sendo uma actividade muito alegre pois é resultado do culminar de um ano de trabalho por parte dos vinicultores.

Para abrilhantar este ambiente que envolve toda a região, existe uma variada oferta de iguarias gastronómicas tradicionais das vindimas e uma entusiástica animação de rua com grupos de cantares, concertinas, bombos, entre outros, que nos farão recuar no tempo.

Este ano a “Lagarada Tradicional 2010” será apadrinhada pelo apresentador Fernando Mendes e por Rosa Mota.

Enviar um comentário