Depois das sessões de Astronomia, realizadas em Julho e início de Agosto, o Verãode Ciência em Macedo de Cavaleiros tem agora agendadas actividades de Biologia,Arqueologia e Geologia. São uma óptima oportunidade para qualquer pessoaaumentar os seus conhecimentos nestas áreas. Os interessados deverão efectuar assuas inscrições na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros ou através do e-mail:ecoteca_macedo@yahoo.com.

A 26 e 28 de Agosto, às 8.30h, a Biologia no Verão traz os “Habitantes das águas da Albufeira do Azibo”. No primeiro dia serão observadas diferentes espécies de fito, zooplâncton e de invertebrados de maiores dimensões. Durante o segundo será conhecida a comunidade piscícola e analisado o impacto das espécies exóticas.

As interacções existentes entre os invertebrados, as plantas e os peixes, serão também alvo de análise. Nesse mesmo dia 28, às 16h, os participantes poderão “Descobrir a vida da Ribeira de Vale Moinhos”. Ao longo do percurso da ribeira até às proximidades do rio Sabor será observada a vegetação, as aves, os anfíbios e libélulas. Será feita uma análise acerca do papel da vegetação no equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos e avaliada a qualidade da água através da presença ou ausência de determinadas espécies de macro invertebrados. Com propósito idêntico, a 3 de Setembro, às 8h, decorre a actividade “Descobrir a vida do rio Azibo”. Por constituírem aproximadamente 40% das espécies de mamíferos terrestres existentes em Portugal, a 11 de Setembro serão conhecidos os “Morcegos da Terra Quente Transmontana”.

Serão conhecidas as diferentes espécies de morcego, os seus hábitos e a sua importância ecológica na Terra Quente. O ponto de encontro é no Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo às 17h.

Ao nível arqueológico, a Universidade de Lisboa propõe uma “Visita guiada à Fraga dos Corvos” na aldeia do Vilar do Monte. A visita que decorrerá no dia 30 de Agosto a partir das 10h, apresentará a história das escavações na zona e a sua importância patrimonial. A actividade termina com uma visita à Sala-Museu de Arqueologia no Núcleo Central do Azibo.

A 4 de Setembro, pela manhã, é proposta “uma viagem de milhões de anos” na actividade “Maciço de Morais: antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes”. No Maciço de Morais encontra-se bem representada a sutura do Orógeno Varisco. Num curto espaço geográfico poderão observar-se testemunhos do Continente Laurússia, do Oceano Rheic e do Continente Gondwana, os dois continentes e o oceano envolvidos na formação da Cadeia de Montanhas Varisca, formada entre 390-380 milhões de anos.

Enviar um comentário