A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros assegurou já a continuidade da acção Centro de Estudos, Planeamento e Investigação (CEPI) e do Espaço Iniciativa. Estas duas Acções terão continuação para além do fim do período de vigência do Projecto Trampolim a 31 de Agosto.

Tendo em conta a relevância destas Acções levadas a cabo pelo Projecto Trampolim ao longo os últimos 5 anos, o Município Macedense não quis que terminassem. Mesmo sem qualquer apoio, o CEPI e o Espaço Iniciativa terão continuação, agora integrados na Rede Social de Macedo de Cavaleiros.

Câmara e Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros já procederam à assinatura do protocolo que permite dar sequência ao CEPI, programa que tem como finalidade principal a atribuição de consciência e adequabilidade à intervenção social do Município, concretizada mediante uma investigação, de carácter sistemático, com base num diagnóstico e seus fenómenos sociais, na qual assenta a planificação e execução das estratégias de intervenção.

A formalização deste protocolo vem consubstanciar o trabalho desenvolvido pelo Centro Local de Acção Social (CLAS) de Macedo de Cavaleiros (CLAS/MC) na área da investigação, através da realização de estudos de estudos de suporte às estratégias de planificação e execução de uma acção integrada. Assim, serão introduzidas e aperfeiçoadas as metodologias de planeamento participado, numa perspectiva de envolvimento efectivo e partilha de responsabilidade no quadro das directrizes definidas colectivamente, no contexto da dinamização do CLAS/MC.

A Santa Casa cederá os direitos e licenças do programa informático de tratamento de dados estatísticos, dos conteúdos informáticos constantes no Estudo Sócio- Demográfico e Habitacional do concelho, assim como dos relatórios publicados, que permitirão ao CLAS/MC prosseguir os objectivos do CEPI.

Os 15 Pólos do Espaço Iniciativa actualmente em funcionamento, têm o futuro assegurado. A Câmara Municipal e 12 Juntas de Freguesia e 3 outras entidades, assinaram os protocolos que permitem a prossecução da prestação de um serviço de informação e apoio técnico às organizações não governamentais e ao desenvolvimento de iniciativas que promovam a dinamização da comunidade nas áreas social, cultural, desportiva, recreativa e ambiental.

O Município, através da Rede Social, no âmbito deste protocolo, prestará apoio técnico na elaboração de propostas, projectos de iniciativa empresarial ou de outro âmbito associado à melhoria das condições de bem-estar, em articulação com as entidades a elas associadas, assim como garantir o desenvolvimento de actividades de dinamização e animação comunitária, nomeadamente os Ateliers do Espaço Iniciativa.

Enviar um comentário